Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Liminar impede corte de ponto de servidores estaduais que faltarem ao trabalho

Decisão foi de Desembargador do TJRS

há 7 anos

    Desembargador Vicente Barroco de Vasconcellos, integrante do Órgão Especial do TJRS, concedeu liminar que veda o corte do ponto de servidores do Rio Grande do Sul. Segundo a entidade, em 31/08/2017, foi depositada a menor quantia relativa ao salário dos servidores públicos desde que foi iniciado o parcelamento pelo Governo gaúcho, há 21 meses. Destacaram que os R$ 350,00 pagos são insuficientes para o custeio do transporte e da alimentação dos servidores e de suas famílias, bem como não possuem condições materiais de comparecerem aos seus locais de trabalho.

    No pedido, a entidade também requereu fixação de multa diária no valor de R$ 180 mil, caso a liminar seja descumprida.

    Decisão

    Conforme o relator, em razão do parcelamento dos salários, os servidores não têm conseguido pagar alimentação, luz, água e transporte para o local do trabalho, estando o Governo do Estado a afrontar a obrigação legal e constitucional de pagar os vencimentos até o último dia do mês.

    "A prestação do trabalho, seja pelo servidor público, seja pelo trabalhador da iniciativa privada, exige a contraprestação por parte do empregador, qual seja, o devido pagamento do seu salário, o que não vem ocorrendo no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul. Portanto, mostra-se caracterizada na espécie a ameaça de violação a direito líquido e certo dos servidores vinculados à federação impetrante", afirmou o Desembargador Barroco.

    Quanto ao pedido de fixação de multa, o magistrado indeferiu o pedido alegando que acarretaria maior prejuízo aos cofres públicos, impossibilitando ainda mais o Estado do RS de honrar os seus compromissos.

    O magistrado deu prazo de 10 dias para que o Governador preste as informações que entender cabíveis.

    Processo nº 70075112573


    EXPEDIENTETexto: Rafaela Souza Assessora-Coordenadora de Imprensa: Adriana Arendimprensa@tj.rs.gov.br


    Publicação em Fri Sep 15 16:41:00 BRT 2017

    • Sobre o autorAdvogada
    • Publicações3
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações210
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/liminar-impede-corte-de-ponto-de-servidores-estaduais-que-faltarem-ao-trabalho/499581773

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)